Brincando com a Matemática



            Plano de aula

Etapa: Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Série/Ano da turma: 2º e 3º ano.
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula.
1hora.

Tema da aula.
Adição e subtração por reagupamneto

Justificativa.
Por ser um jogo de estratégia, permite ao aluno exercitar a dedução, a observação e a antecipação.

Disciplina vinculada ao tema.
Matemática.

Objetivos pretendidos.
Observar os conhecimentos de adição e subtração de cada aluno;
Estimular o raciocínio rápido e objetivo;
Permitir a troca de conhecimentos entre os alunos através da estratégia de jogo de cada um;
Exercitar e aprimorar seus conhecimentos em adição e subtração.

Conteúdo.
Jogo da Velha com soma 10.
Situação didática.
Em dupla, a escolha pode ser feita por afinidade, por grau de dificuldade ou aleatoriamente, conforme pretensão dos objetivos a serem atingidos, utilizarão o tradicional Jogo da Velha para realizar a brincadeira, o modelo é o mesmo, mas utilizarão números de 0 a 9 ao invés de O e X. Em cada rodada um jogador começa o jogo, cada um utilizará um número de 0 a 9 sem repetí-los. Ganha o jogo aquele que, ao colocar um número, obtiver soma 10 em três casas sucessivas em qualquer sentido (horizontal, vertical ou diagonal). O jogo pode ser feito na hora da jogada, em papel de caderno mesmo, ou a professora pode trazer papéis já impressos com diversos já desenhados, ou ainda utilizar materiais recicláveis. Para facilitar a identificação de cada jogador, pode-se usar lápis de cor. Pode ser feita a contagem de vitórias, gerando assim, uma competição saudável com intuito puramente recreativo e educativo.

Recursos.
Folha de papel, lápis preto e ou de cor, lousa, giz e ou, bandeja de isopor, tampinhas de garrafa pet numeradas de 0 a 9, EVA, cola quente, pistola para cola quente.
Cronograma.
A brincadeira pode ser realizada em qualquer dia em que o professor deseje trabalhar com a matemática, 1hora é suficiente. Observe o interesse dos alunos em realizarem a brincadeira mais que uma vez por semana, isto pode ser um bom sinal para estimular o cérebro, ocasionando um melhor entendimento, conforme forem aprendendo outras operações vão acabar deixando de lado.

Avaliação.
 Observar o andamento da brincadeira, a estratégia utilizada pelos alunos para atingirem o proposto, a participação, o envolvimento na brincadeira, bem como as dificuldades. Será proposto aos alunos situações problema envolvendo as operações de adição e subtração para certificar-se dos reais conhecimentos que possuem.







Referências bibliográficas.

Livro Porta Aberta Matemática 2º ano (Marília Centurión, Júnia La Scala e Arnaldo Rodrigues).

Editora FTD S.A


Brincando com a matemática


Os desafios matemáticos podem ser vistos como um passatempo ou até mesmo uma brincadeira, dependendo de como são colocados para serem resolvidos.
Vamos encarar alguns deles.
Observação: a solução de cada um encontra-se no final.
Desafio 1. Se dois homens constroem juntos 1 muro em apenas 3 dias, quantos dias serão necessários para que 10 homens , trabalhando juntos, construam 5 muros?

Desafio 2. Em uma propriedade rural havia 50 bois e 100 vacas. Num dia de muita chuva, raios e trovões, o rebanho se refugiou embaixo de uma árvore. Houve, então, a “queda” de um raio, que acabou provocando a morte de 15 vacas. Esse fato deixou o fazendeiro muito triste, que no outro dia resolveu fazer a contagem de seu rebanho. Quantos bois restaram na fazenda após esse incidente?


Desafio 3. “Matemágica”. Descubra a idade e o número de pessoas da família de alguém:
Peça que um amigo pegue uma calculadora e siga as instruções que você irá dar.
1. Multiplique sua idade por 2.
2. Some 10 ao resultado.
3. Multiplique por 50.
4. Some o número de pessoas da família (pai, mãe, irmãos).
5. Subtraia 500.
Ele diz o resultado final e você diz a idade dele e quantas pessoas têm a sua família. A idade é o número formado pelos algarismos da milhar e da centena. O número de pessoas da família é formado pelos algarismos da dezena e da unidade.
Soluções:
Desafio 1: Acompanhe o raciocínio
homens
muro
dias
2
1
3
10
5
?
Temos 10 homens para construir 5 muros e sabemos que 2 homens gastam 3 dias para construir um muro. Se separarmos os 10 homens em duplas, teremos 5 duplas. Se cada dupla ficar responsável por um muro, teremos a seguinte situação:
Se todas as duplas começarem o trabalho no mesmo momento, cada uma concluirá o seu respectivo muro ao final de 3 dias, pois 2 homens gastam 3 dias para construir um muro, e como as duplas começaram juntas, terminarão juntas. Ou seja, 10 homens levam 3 dias para construir 5 muros.
Desafio 2. Esse desafio foca a atenção na leitura e interpretação dos dados. Observe que na propriedade havia 50 bois e 100 vacas. No dia do incidente morreram 15 vacas. A questão a ser respondida é: ”Quantos bois restaram após o incidente?” Note que nenhum boi morreu. Apenas vacas. Portanto, restaram os 50 bois que haviam inicialmente.
Desafio 3. Esse desafio é uma “brincadeira” para ser feita com colegas ou familiares. É necessário o uso de uma calculadora para realizar os cálculos com rapidez.
Suponha que a idade de seu colega seja 12 anos:
12 x 2 = 24
24 + 10 = 34
34 x 50 = 1700
Suponhamos que a família dele seja composta por 5 pessoas:
1700 + 5 = 1705
1705 – 500 =1205
Através do número 1205 concluímos que sua idade é 12 anos e que em sua família há 05 pessoas.

Por Marcelo Rigonatto
Matemático
Equipe Escola Kids


Referência Bibliográfica:













    2 comentários:

    1. A História da Ciência e, em particular, a História da Matemática, constitui um dos capítulos mais interessantes do conhecimento. Permite compreender a origem das idéias que deram forma à nossa cultura e observar também os aspectos humanos do seu desenvolvimento: enxergar os homens que criaram essas idéias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram.

      Assim, esta história é um valioso instrumento para o ensino/aprendizado da própria matemática. Podemos entender porque cada conceito foi introduzido nesta ciência e porque, no fundo, ele sempre era algo natural no seu momento. Permite também estabelecer conexões com a história, a filosofia, a geografia e várias outras manifestações da cultura.

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