quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Conceito de número


A construção do conhecimento numérico.

É comum a criança chegar à escola sabendo contar as primeiras seqüências dos números, isto acontece devido ao conhecimento social e interativo com a família. Constance Kamii diz que “Sabe-se que as noções numéricas são desenvolvidas com base nos intercâmbios dos pequenos com o ambiente e, portanto, não dependem da autorização dos adultos para que ocorram. Ninguém espera chegar aos 6 anos para começar a perguntar sobre os números.”. Entretanto os conceitos numéricos não são adquiridos pela linguagem, por ser um processo interno que ocorre na mente da criança. Segundo Piaget, o desenvolvimento da criança acontece através de estágios, isto é, a criança leva certo tempo para aprender porque suas estruturas e esquemas mentais não estão formados totalmente, portanto, o conceito de números não pode ser decorado, é preciso que a criança construa estruturas mentais para assimilar esses conceitos. Por isso a criança precisa ser estimulada para pensar por si própria e elaborar cada vez mais sua rede interna de conhecimento. Numa visão construtivista, é transformar o pensamento em ação e a ação, em movimento. Segundo Polya (1977): A aprendizagem começa com ação e percepção, desenrola-se com palavras e conceitos e deveria terminar com hábitos mentais desejáveis. O professor deve proporcionar experiências de todos os tipos de objetos de relações possíveis para estimular o aprendizado dos números. O livro: A criança e o Número de Constante Kamii, no livro há uma série de intervenções para serem aplicadas durante a rotina na sala de aula. Por exemplo:
A professora pode pedir às crianças que ajude na distribuição de materiais, na divisão de objetos, por exemplo, a professora pode dar certa quantidade de bolachas a uma criança e pedir que ela distribua entre os colegas, fazer com que troque idéias com as outras crianças. Na coleta de objetos: exemplo quantas crianças trouxeram seus bilhetes, hoje? Na manutenção de quadros e registros dos alunos presentes e ausentes. Na arrumação da sala, por exemplo: Pedir que cada criança guarde três coisas. Na votação, escolher favorece a autonomia. Jogos em grupos como bolinha de gude e boliche que favorece a contagem de objeto e a comparação de quantidades. Jogos de esconder. Corrida e brincadeiras de pegar jogo de adivinhação. Jogos de tabuleiro, de baralho.
Concluindo, Piaget tinha preocupações epistemológicas, ou seja, como acontece o conhecimento geneticamente e Constance Kamii tinha preocupações didáticas, ou seja, como proporcionar o conhecimento.

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